Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques

Em Breve!

Newsletter





Monte Verde é o destino certo para curtir o resto da primavera e se refrescar no verão
O verão começa oficialmente no próximo dia 21 de dezembro. Que tal programar uma viagem para um destino ao mesmo tempo rústico e charmoso? Estamos falando de Monte Verde (MG). Esse distrito de Camanducaia tem um dos climas mais puros da região Sudeste. Nessa época de intenso calor, as montanhas que cercam Monte Verde oferecem clima ameno ao anoitecer além de bons passeios junto a natureza.

O friozinho das montanhas ao anoitecer, mesmo nessa época do ano, o clima aconchegante, um bom vinho e uma gastronomia diversificada, tudo isso em meio a uma paisagem exuberante, são uma boa pedida, certo? Então, prepare as malas!

Monte Verde fica a 166 km de São Paulo e a 480 km de Belo Horizonte. Para chegar lá, siga pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Camanducaia (saída 918) e, de lá, acompanhe as placas de sinalização. São mais 30 km de estrada asfaltada até atingir o portal da cidade e a principal avenida da vila.

Conhecida por seu clima europeu, Monte Verde está a mais de 1.600 metros de altitude, cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, atraindo muitos casais em busca de sossego e romantismo. Com mais de 100 meios de hospedagem entre hotéis e pousadas, Monte Verde pode acomodar em torno de 12 mil turistas (mais que o dobro do número de habitantes da cidade, que é de cinco mil).

Lá, o clima é frio e seco, portanto, não se esqueça de fazer a mala , mesmo nessa época, quando as temperaturas caem frequentemente para até 10°C, em algumas noites da primavera e verão. A boa pedida, claro, é namorar em frente à lareira, saboreando o típico fondue da região. Mas o destino também possui várias opções de lazer, principalmente as ligadas ao turismo ecológico.

Você pode começar o passeio com uma caminhada pela manhã, já que o ar puro das montanhas e a mata exuberante da região são um convite ao trekking. A cidade possui oito trilhas principais e você pode começar pela Trilha do Pinheiro Velho, que tem início na avenida principal e termina no aeroporto. Apesar de ser somente uma pequena pista com um hangar, o aeroporto é o mais alto do Brasil, a 1.600 metros de altitude. Nesta trilha, há um mirante, de onde se tem a melhor vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo. É de cair o queixo! E você ainda verá o mais antigo pinheiro de Monte Verde, com mais de 500 anos.

Para chegar ao topo da pedra conhecida como Chapéu do Bispo, que fica a 2.030 metros de altitude, há uma trilha de aproximadamente uma hora. Outra trilha bacana é a que leva ao topo da Serra da Mantiqueira, que fica exatamente na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Lá de cima, dá pra ver toda a cidade de Monte Verde, além de Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.

Para fazer essas trilhas, não é necessário acompanhamento de guia, porque são todas leves, mas não deixe de usar um tênis confortável (e velho), porque o barro e a lama fazem parte da caminhada. Não se esqueça também de se manter hidratado e de usar protetor solar.

Mas, se você gosta de uma caminhada mais longa e pesada, pode fazer a trilha que liga Monte Verde a São Francisco Xavier. O caminho dura aproximadamente cinco horas e meia e deve ser feito com um guia local, já que há trechos por dentro de propriedades particulares e muitas bifurcações – você não vai querer se perder, né?

Você pode fazer algumas trilhas pilotando quadriciclos, motos, jipes ou mesmo de mountain bike ou a cavalo. Tudo pode ser alugado na cidade. Em Monte Verde, você ainda pode praticar montanhismo, arvorismo, rapel, paintball e patinação no gelo. Há uma pista que funciona o ano inteiro. Não deixe também de visitar o Bar do Gelo que foi recentemente inaugurada na cidade.

A gastronomia do distrito de Monte Verde é um charme à parte e bastante variada. Além da típica comida mineira, como o leitão à pururuca, o local possui muitos endereços diferentes, como os de comida de origem europeia, típica de sua colonização. Você pode comer desde um strudel até uma truta criada em cativeiro. No restaurante Paulo das Trutas, você pode ver a criação e experimentar receitas de mais de 25 anos. Não deixe de provar também a carne de javali, os diversos tipos de queijo e os licores e doces caseiros, que você poderá levar para casa.

Monte Verde é ideal para passar um fim de semana ou um feriado prolongado, respirando ar puro e relaxando a vista com as lindas paisagens! Outras dicas de passeio são a Fazenda Radical, a Chácara Adélia para crianças e o fondue da Mont Vert, um dos mais saborosos da cidade.


Fonte: www.jornaldeturismo.tur.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA