Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Grandes histórias por trás das construções do Centro de Portugal
A região do Centro de Portugal, território situado entre as cidades de Lisboa e Porto, é repleta de construções impressionantes de tempos antigos. Mas, se sua imponência e arquitetura fascinam os visitantes, isso não é nada comparado com as histórias que estes lugares guardam, os motivos para serem construídos e as pessoas que por lá passaram ao longo dos séculos.

Confira algumas delas abaixo:

Convento de Cristo em Tomar
A apenas uma hora e meia de Lisboa, Tomar guarda uma das mais impressionantes construções de Portugal: o Convento de Cristo, considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uma verdadeira maravilha arquitetônica, tem testemunhos da arte romântica, gótica, manuelina, renascentista, maneirista e barroca por ter passado por diversas modificações ao longo dos séculos.

O mais interessante, porém, é que o local foi usado pelos lendários Cavaleiros Templários. Eles ergueram um templo de planta redonda similar ao que o imperador Constantino construiu sobre o Santo Sepulcro, em Jerusalém, para ser seu oratório privativo. Na cidade, há outros lugares importantes para a história desses cavaleiros, como a Mata dos Sete Montes, onde ocorriam os rituais de iniciação, e a Igreja de Santa Maria do Olival, que foi sede da Ordem no país.

Santuário de Fátima

Celebração do Centenário das Aparições 2017
O Santuário de Fátima é, na verdade, um conjunto de construções que engloba a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o Recinto de Oração e a Basílica da Santíssima Trindade. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é uma igreja clássica, com 14 altares laterais e diversos vitrais e pinturas belíssimas. Já a Basílica da Santíssima Trindade é uma construção moderna, branca, com formato circular, que acomoda até 8.600 pessoas.

Embora sejam belos exemplares arquitetônicos, é a história que elas contam tornou Fátima um dos principais destinos religiosos do mundo. Conta-se que, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu para três crianças que eram pastoras, dizendo-lhes mensagens de fé. Ela apareceu mais cinco vezes nos meses seguintes e, na última vez, pediu que fosse construída uma capela em sua homenagem. Em 2017, as aparições completaram 100 anos e foram celebradas com uma visita do Papa Francisco à cidade.

Mosteiro da Batalha

Bem próximo a Fátima e Tomar está Batalha, onde fica mais um monumento considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: o Mosteiro da Batalha. Assim como o Convento de Cristo, ele também levou tanto tempo para ser construído que possui influências de diversas eras artísticas. Um dos seus destaques são as Capelas Imperfeitas, trechos com incríveis decorações em estilo manuelino e gótico que nunca foram terminados e seguem até hoje sem teto ou telhado.

Uma das mais bonitas obras da arquitetura portuguesa, este mosteiro foi o resultado de uma promessa do rei D. João I: se ele vencesse a batalha em Aljubarrota, construiria um mosteiro monumental em homenagem à Virgem Maria. A vitória veio e foi crucial para a história do país, já que lhe assegurou o trono e a independência de Portugal, acabando com uma crise na dinastia que já durava dois anos.


Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira em Covilhã
A ponte para pedestres sobre a Ribeira da Carpinteira, em Covilhã, próximo à Serra da Estrela, acrescenta um toque de modernidade a esta lista com tantas construções centenárias. Projetada pelo arquiteto João Carrilho da Graça e pelo engenheiro Adão Fonseca, ela foi inaugurada em 2009 e é uma excelente alternativa para atravessar o Vale da Capinteira.

Sua estrutura elegante se estende a 52 metros de altura e por 220 metros. Uma das muitas características que garantem o seu charme é o fato de que ela não é reta, e sim faz um ziguezague harmonioso. O cenário também ajuda, com a charmosa cidade de Covilhã e muito verde ao redor.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.


Fonte: www.turismoemfoco.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA