Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques

Em Breve!

Newsletter





26ª Festa do Morango em Monte Alegre do Sul acontece em julho
O mês de julho é especial em Monte Alegre do Sul. A pequena e aconchegante estância do Circuito das Águas Paulista, localizada a apenas 70 km de Campinas e a 130 km de São Paulo, se transforma em um dos destinos mais procurados do estado. Com a proposta de promover o encontro entre a gastronomia, a agricultura e o turismo, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Monte Alegre do Sul promove, nos dias 06 a 09, 12 a 14, e 19 a 21 de julho de 2019, das 10h às 22h, a 26ª edição da Festa do Morango no Centro Histórico de Monte Alegre do Sul. A Abertura Oficial é dia 05 de julho, às 20h, na Praça Bom Jesus.

Durante a festa, o clima frio de montanha se apresenta. Mesmo no inverno, a cidade que, no dia a dia, é pacata, mostra que sabe como agradar os visitantes. No centro histórico, rodeado por casarões da época áurea do café, está o belíssimo Santuário do Senhor Bom Jesus (o único santuário da região).

Entretanto, os atrativos não se limitam à área reservada para a festa. É possível explorar os quatro cantos da cidade e conhecer melhor a rica gastronomia, os alambiques e a cultura interiorana que proporciona a fuga da rotina da metrópole em poucas horas de viagem.

Com o sucesso da última edição da festa, que recebeu público estimado de mais de 120 mil pessoas, Monte Alegre do Sul investe em infraestrutura e qualidade para o ano de 2019. O Diretor de Cultura, Esportes e Turismo de Monte Alegre do Sul, Antônio Henrique Corsi, destaca que, neste ano, a área reservada ao evento ocupará sete quarteirões no centro da estância. “Estamos buscando melhorar ainda mais a experiência de quem visita a Festa do Morango e Monte Alegre do Sul”, destaca.

São mais de cem atrações nos palcos e em apresentações de solo e itinerantes. Contudo, como comenta Antônio Henrique Corsi, o cuidado não está apenas no que o turista visitante vê. “A capacitação é fundamental para o crescimento do evento e desenvolvimento econômico daqueles que veem a Festa do Morango como uma grande oportunidade de geração de renda. Tendo isso em vista, firmamos parceria com o Sebrae, que oferecerá curso de manipulação de alimentos e atendimento aos doceiros e demais comerciantes interessados. O objetivo é realizar um grande evento não apenas nas suas dimensões espaciais, mas também em sua proposta de lazer, entretenimento, shows e atrativos culturais para toda família.


O MORANGO EM MONTE ALEGRE DO SUL

O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história de Monte Alegre do Sul, uma vez que o Município foi responsável pelo plantio das primeiras mudas do estado de São Paulo.

Desde então, a produção se destaca pela qualidade. Baseada na agricultura familiar, teve, ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que, aliadas ao carinho com a terra, fazem brotar os frutos mais doces da região. Destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos: Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real. A produção prevista para este ano é de aproximadamente 500 toneladas de morangos.


HISTÓRIA DA FESTA DO MORANGO

A Festa do Morango foi criada no ano de 1994 a fim de incentivar produção de uma das frutas mais desejadas pelo consumidor brasileiro. O morango foi escolhido não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico. Na década de 1940, os morangos começaram a ser cultivados em Monte Alegre do Sul, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Daí em diante, foram desenvolvidas diversas variedades. Ainda hoje, Monte Alegre do Sul é considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.

Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas desenvolvidas especialmente para o evento. É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados por doceiros da cidade.

SERVIÇO:

26ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul
Local: Praça Bom Jesus e Centro Histórico de Monte Alegre do Sul
Data: 06 a 09, 12 a 14, e 19 a 21 de julho de 2019
Horário: das 10h às 22h
Entrada gratuita

Abertura oficial: 05 de julho, às 20h – Praça Bom Jesus



Fonte: www.jornalturismoeeventos.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA