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Tradicional doce uruguaio ultrapassa fronteiras e ganha força para sua internacionalização
Mais de nove décadas consagram a sobremesa Chajá como um dos produtos de identidade do Uruguai, e a partir desse mês passa a integrar os produtos assinados pela marca país, “Uruguay Natural”. Agora, o negócio da família que o criou está no meio da expansão e internacionalização e já ganha impulso em países como Argentina, Brasil, Paraguai e EUA

Essa verdadeira delícia para os sentidos, combinada de bolo esponja, merengue, pêssegos e creme (a base de manteiga) ingredientes típicos da sobremesa Chajá, foi criada em 27 de abril 1927 por Orlando castelhana, confeitaria “Las Familias” de Paysandu. Ao longo dos anos a receita ganhou variações além do original, com novos sabores: Chajá clássico sem frutas, morangos, chantili, chocolate aromatizado com caramelo, sorvete e Chajá Gold (com pêssego e abacaxi).

A fórmula até hoje é secreta. Por mais que seus ingredientes sejam analisados através do sabor da sobremesa, há detalhes em sua composição que não podem ser detectados e que resultam em uma sobremesa única e deliciosa. De acordo com a bisneta do criador e gerente de compras da empresa, Maria Nardini, “o segredo está nas proporções dos ingredientes, como eles são feitos e como cada componente é montado na sobremesa”.

Seu nome Chajá, é devido a uma ave natural da América do Sul, sendo o Uruguai um dos países onde é observado com frequência. Ao observar este pássaro com tanta plumagem arejada e corpo tão leve, seu criador comparou-o a sobremesa, adotando o nome.

Em outubro, o Ministério do Turismo do Uruguai e o Instituto Uruguai XXI concederam ao Chajá a licença para uso da marca do país: “Uruguay Natural”. Sua incorporação acrescenta um novo marco na história da tradicional marca, com mais de 91 anos de experiência e que já se consolidou como ícone gastronômico do Paysandú. Motivo pelo qual foi reconhecido como “Patrimônio Cultural com valor gastronômico” pelo Comitê de Patrimônio do referido departamento.

Chajá é uma empresa familiar que já está na quarta geração e enfrenta agora o desafio de expandir e internacionalizar seu produto.

FEITA NO URUGUAI

A partir deste acordo, será uma questão de dias para o primeiro Chajá aparecer com a logomarca de Uruguay Natural. Fazer parte da marca do país abre novas oportunidades de mercado e é também um símbolo nacional que convida turistas e investidores a conhecer a terra do Chajá, entre outros interesses.

Ao unir-se à marca país, está alinhado ao processo de expansão da empresa com as franquias “Chajá Bistró”, no Uruguai, a implementação de lojas em 20 localidades. Quatro já foram instaladas entre Montevidéu e Paysandú.

Mais Uruguai:

http://www.turismo.gub.uy


Fonte: www.jornalturismoeeventos.com.br


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