Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Comunidade Santa Maria do Tapará (PA) recebe o 12° Festival do Pirarucu
A comunidade de Santa Maria do Tapará, realizará no sábado (17) e no domingo (18), o 12º Festival do Pirarucu. O festival celebra a iniciativa de manejo do pescado na região e conta com inúmeras atrações, além dos pratos produzidos a partir do maior peixe de água doce do mundo. Não faltará aos visitantes pirarucu frito, desfiado, entrecha, mojica, churrasco e vatapá de pirarucu.

O Festival é organizado pela Associação Comunitária de Santa Maria do Tapará (ASCOSAMTA) em parceria com a Prefeitura de Santarém, além de empresários locais. O evento já é tradicional na região e principalmente na comunidade que fica localizada em região de várzea. Os organizadores estimam que 2 mil visitantes participem dos dois dias de programação.

Este ano o evento gastronômico terá inovações para fortalecer o manejo do pirarucu e comemorar mais um ano de defesa dos recursos naturais na região. De acordo com a programação, no sábado primeiro dia de festa terá cerimônia oficial com hasteamento da bandeira, apresentações cívicas e homenagens com presença da Marinha do Brasil, 8º BEC, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar a partir das 9h. Haverá ainda a exposição do Histórico do festival e do manejo do Pirarucu, fotográfica, artesanato, vestidos das rainhas do pirarucu e palestras da Capitania dos portos em Santarém para crianças na escola da comunidade sobre segurança no rio com distribuição de coletes e Sedap com foco à piscicultura.

Lembrando aos visitantes que durante as atividades a comunidade comercializará o pirarucu natural. Na programação conta ainda a competição de pesca com arpão, e a noite terá noite cultural com seresta. No dia seguinte, Elaboração dos pratos com pirarucu, visita às exposições, música ao vivo e desfile da Rainha da festa.

De acordo com a coordenação, 47 pirarucus, o que equivale a 1t e 150kg serão preparados pelos moradores. Vale ressaltar que os peixes são capturados no Lago do Purús. A comunidade possui um acordo de pesca que determina períodos para pesca. O acordo tem a finalidade de manter o estoque da espécie que já esteve ameaçada de extinção na Amazônia.

Considerado um dos maiores peixes de água doce do Brasil, o Pirarucu é encontrado geralmente na bacia Amazônica. Conhecido também como bacalhau da Amazônia, é um peixe de carne branca, macia e com sabor delicado e suave. A Comunidade Santa Maria do Tapará fica a duas horas de Santarém com saída de barco.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

17/11 – SÁBADO

8h30 – Saída da embarcação do porto do DR;

9h00 – Abertura: Hasteamento da Bandeira, homenagens, presença: Marinha, 8º BEC, Bombeiros e Polícia Militar;

11h00 às 16h00 – Histórico do festival e do manejo do Pirarucu, Exposições Fotográfica e Videográfica: Marinha, Comunidade e Sedap, Artesanato, Vestidos das rainhas do pirarucu e Palestras da Marinha e Sedap;

12h00 às 14h00 – Almoço e comercialização do pirarucu natural

14h00 às 16h00 – Competição de pesca com arpão

18h00 às 21h30 – Noite cultural

22h00 – Seresta

18/11 – DOMINGO

8h30 – Saída da embarcação do porto do DR;

5h00 às 9h00 – Elaboração dos pratos com pirarucu

8h30 às 11h00 – Visita as exposições

11h00 às 19h00 – Música ao vivo

15h00 – Desfile da Rainha

20h00 – Encerramento


Fonte; http://www.jornalturismoeeventos.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA