Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





AGÊNCIAS DE VIAGENS Saiba como tornar a sua empresa mais sustentável no Turismo
ILHABELA (SP) – A questão da sustentabilidade torna-se cada vez mais um assunto presente nas empresas, principalmente no Turismo. Para se adequar a essa realidade, há uma série de conceitos e práticas que devem ser seguidas, mas por onde começar?

O líder do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (Lets) e professor da Universidade de Brasília (UNB), João Paulo Faria Tasso, reuniu dicas valiosas para empresas que desejam se tornar mais sustentáveis. A principal recomendação é saber o que significa esta prática e a sua perspectiva de desenvolvimento.

O turismo sustentável deve utilizar com responsabilidade os recursos ambientais, respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurar operações econômicas viáveis a longo prazo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT).

“Para trabalhar com essa questão é necessário entender que não dá para classificar uma empresa como sustentável ou não. No entanto, a instituição pode ter uma diversidade muito grande de iniciativas de cunho sustentável em várias dimensões. Isso inclui ações voltadas para a prudência ambiental, cuidado social e valorização da cultura”, explica Tasso ao Portal PANROTAS.

FIQUE ATENTO
O pesquisador sugere também que as operadoras e agências ganham muitas possibilidades de negócios ao abraçarem a sustentabilidade. “O papel dessas empresas é de extrema importância e seria relevante se elas reconhecessem o que poderiam desempenhar. Isso inclui novos roteiros, pontos de visitação e envolvimento de comunidades que costumam ser marginalizadas das atividades tradicionais”, ressalta.

A responsabilidade socioambiental corporativa vem aumentando e vários grupos começaram a adotar práticas sustentáveis para agregar valor e dar atenção aos produtos locais. Neste cenário, um dos pontos mais relevantes é o Turismo de base comunitária que, além de aumentar a oferta de produtos também contribui para diversificar a visitação e viabilizar atividade econômica para regiões de baixa renda.

“No Nordeste, por exemplo, muitos grupos de pequenos produtores têm conseguido, aos poucos, inserir as suas mercadorias artesanais dentro de estabelecimentos como restaurantes, pousadas e resorts. A prática de inclusão está sendo bastante ampliada no País, mas não podemos deixar de lado que ainda há muito a fazer no Brasil com desafios, mas estamos avançando.”


Fonte: Panrotas


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA