Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Aniversário da cidade de Santana (Amapá)

Santana é um município brasileiro no estado do Amapá, Região Norte do país. Sua população estimada em 2017 era de 115 471 habitantes, sendo o segundo mais populoso do estado,[4] e a área é de 1 541,224 km².

Santana tem uma conurbação com o município de Macapá, a capital do estado, formando a Região Metropolitana de Macapá. As duas totalizam quase 600 mil habitantes em 2016.

História
A história do município de Santana em muitos aspectos aproxima-se do que ocorrera com a cidade de Macapá, no momento em que o Governador Estado do Grão-Pará e Maranhão (Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado), fundou a Vila de São José de Macapá no dia 4 de fevereiro de 1758. Prosseguiu viagem para a Capitania de São José do Rio Negro e deparou-se com a Ilha de Santana, situada na margem esquerda do Rio Amazonas, elevando-a à categoria de povoado.

Os primeiros habitantes eram moradores de origem europeia, principalmente portugueses, mestiços vindos do Pará e índios da nação tucujus. Estes últimos vindos de aldeamentos originários do Rio Negro, chefiados por Francisco Portillo de Melo, contrabandista de pedras preciosas e escravos, que fugia das autoridades fiscais paraenses, em decorrência de estarem atuando no comércio clandestino.

Em 31 de agosto de 1981, Santana é elevada a categoria de Distrito de Macapá, através da Lei nº 153/81-PMM, sendo instalado oficialmente em 1 de janeiro de 1982, sendo o pioneiro Francisco Correa Nobre, o primeiro Agente Distrital.

Santana foi elevada à categoria de município através do Decreto-lei nº 7639 de 17 de dezembro de 1987. Através do Decreto (P) nº 0894 de 1 de julho de 1988, o Governador Jorge Nova da Costa nomeia o professor Heitor de Azevedo Picanço, para exercer o cargo de Prefeito Interino, que estruturou a administração pública municipal, criando condições para o futuro prefeito que seria eleito diretamente pelo povo em 15 de novembro de 1988, Rosemiro Rocha Freires.


Atrações turísticas
Como atração turística, o porto de embarque e desembarque de produtos importados e cavacos de pinho, o porto flutuante de embarque do manganês pelotizado; a ilha de Santana, que fica do outro lado da cidade e que tem, inclusive, o balneário Recanto da Aldeia, são bastante frequentados aos finais de semana, etc.


Eventos culturais
O evento de maior expressividade é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré com um público em média de 50 mil pessoas que ocorre no terceiro domingo do mês de outubro justamente para não coincidir com o Círio de Belém e Macapá que ocorre no segundo domingo de outubro. Outra grande festividade é a Festividade em honra a Sant Ana precisamente no dia 27 de julho, além do período junino (Santana na Roça), que são muito animados e começa em maio e terminar no início de julho. Os grande grupos juninos são: Constelação Junina, presidente Cleydson Silva, Estrela Santanense, presidente Henrique Domingues, Minha Deusa, presidente Erasmo, Patchoulin na Roca, Sensação Junina, do presidente Tepa, Fogo na Roça, Minha Flor e mais algumas quadrilhas juninas. Também festejado o Divino Espírito Santo em janeiro (02/01) e realizados em junho (dia 29) os festejos em louvor à Mãe de Deus. Grupos de Dança de Santana conta com vários grupos como: Cia. de dança Encanto Norte que trabalha com o regional ao contemporâneo com a coreógrafa Simone,Cia de Dança On Dance que promove a cultura e o lazer com ritmos em gerald, Grupo de dança Amigos da Toada Santana que traz a essência da dança indígena e defende o boi bumbá Garantido e tem a frente Antonio Rildo e Aila Caroline, o grupo Xamã com o conhecido Cleuson Leal e também o Grupo de dança Step Dance com a Profa. Arlete a frente. Há grupos de teatro e vários outros seguimentos culturais o ano inteiro. O mais novo evento do calendário é o Festival de dança da escola Augusto Antunes.


Fonte: Wikipédia



Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA