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RIOgaleão já utiliza sistema de autoatendimento para despacho de bagagens
O Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão – no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou um sistema de autoatendimento para despacho de bagagens em voos domésticos da Gol Linhas Aéreas. Com quatro postos de “self bagagem”, como foi chamado pela empresa, os clientes poderão despachar malas sozinhos, em um processo que leva cerca de 40 segundos, menos da metade do tempo que uma pessoa leva quando recorre ao atendimento tradicional.

Desenvolvido pela Sita, o Scan&Fly é capaz de analisar o peso e a dimensão de uma bagagem automaticamente. O viajante só precisará bipar com um scanner o cartão de embarque e depois a etiqueta na mala, que deverá ser retirada previamente num totem de self check-in, comum nos aeroportos. Todas as instruções estarão numa tela e, caso algo dê errado, o cliente será aconselhado a procurar um atendente, que a Gol deixará a postos para auxilia-lo.

A solução busca agilizar o atendimento de passageiros e trazer mais comodidade. Ana Cristina de Souza, gerente operacional de aeroportos da Gol, explica que a intenção é dar mais opções para os passageiros e que a empresa vai manter os “atendentes humanos” para aqueles que preferirem.

A expansão da tecnologia da tecnologia no RIOgaleão ainda não está prevista, diz ela, e vai depender da aceitação do público. “Por enquanto, vamos manter só para voos domésticos”, afirma.

Por outro lado, a Gol pretende levar a mesma tecnologia para o Aeroporto Internacional de Guarulhos até o fim do ano, com também quatro postos de self bagagem.

Elbson Quadros, vice-presidente da Sita para a América Latina, diz que a tecnologia vai acelerar o atendimento no aeroporto do Rio. Segundo ele, enquanto um atendimento convencional consegue despachar malas de 20 passageiros a cada hora, o self bagagem consegue atender 60 pessoas. Ele diz que a tecnologia tem diminuído o número de atendentes em aeroportos em aeroportos nos países desenvolvidos.

Fonte: www.turismoemfoco.com.br


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