Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Dia do folclore brasileiro
O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.

Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para a portuguesa, a africana e a indígena - o folclore do Brasil é extremamente rico e diversificado, sendo hoje objeto de inúmeros estudos e recebendo larga divulgação interna e internacional, constituindo além disso elemento importante da própria economia do Brasil, pela geração de empregos, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza.


A base da cultura do povo brasileiro vem da mistura de povos que fizeram o Brasil. Inclui as numerosas tribos indígenas, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos escravizados, além de um sem-número de imigrantes como alemães, italianos, japoneses que vieram para o país.

Além disso, estudiosos como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Hekel Tavares, Inezita Barroso e muitos outros recolheram estórias e cantigas, documentaram práticas medicinais que fazem do folclore brasileiro uma fonte inesgotável de inspiração.

Vejamos alguns exemplos do Folclore Brasileiro:

Lendas
Negrinho do Pastoreio
Boto Cor de Rosa
Curupira
Boitatá
Saci
Canções
Peixe-Vivo
Cai,cai balão
Fui no Tororó
O Cravo e a Rosa
Caranguejo não é Peixe
Festas
Reisado
Festas juninas
Procissão Marítima de São Pedro
Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém
Boi-bumbá
Danças
Maracatu
Umbigada
Tambor de Crioula
Jongo
Pau de Fitas
Costumes e Crendices
Ao sentir a orelha arder, atribuir a que alguém esteja falando mal de você.
Jogar um pouco de cachaça no chão para o santo antes de tomá-la.
Saltar sete ondas na noite do dia 31 de janeiro, pois isso traria boa sorte.
Origem do Dia do Folclore
O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.

A data foi escolhida porque em 22 de agosto de 1846, o pesquisador britânico William John Thoms usou esta palavra pela primeira vez num artigo.

A preocupação em sistematizar e divulgar o folclore brasileiro ganhou força no começo do século XX no Brasil. Durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, várias obras apresentadas tiveram como inspiração o folclore brasileiro.

Em 1947 foi criada a Comissão Brasileira de Folclore e, posteriormente, as comissões estaduais. Em 1951 se realiza por primeira vez, no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Brasileiro de Folclore, evento que acontece a cada dois anos.

Atividades para o Dia do Folclore
O Dia do Folclore costuma ser bastante festejado pelas escolas. Algumas das atividades mais comuns que os estudantes podem desempenhar para aprenderem mais sobre a cultura e as tradições típicas de suas regiões são:

Ler lendas folclóricas em sala de aula;
Fazer uma adaptação de uma lenda folclórica em forma de teatro ou musical;
Reescrever um conto folclórico;
Aprender sobre a história do folclore e sua importância para a sociedade;
Apresentar danças temáticas folclóricas;
Preparar um prato típico folclórico;
Destacam-se outras inúmeras atividades que estão relacionadas com a identidade cultural de cada localidade.


Fonte: Wikipédia e www.calendarr.com


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA