Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Petrópolis realiza sua festa alemã Bauernfest a partir do dia 22
Evento reuniu 320 mil pessoas em 2017


Petrópolis se transforma em um burgo alemão a partir do dia 22 de junho, com a tradicional Bauernfest, segunda maior festa de tradições germânicas do país, atrás apenas da tradicional Oktoberfest, de Blumenau (SC). A Festa do Colono Alemão chega à sua 29ª edição cheia de novidades para o público, que no último ano ultrapassou a casa de 300 mil pessoas. Neste ano, jogos do Brasil na Copa do Mundo serão transmitidos nos palcos da festa.

A Bauern, como é conhecida na região, acontece entre os dias 22 de junho e 1º de julho, e é esperado que, neste ano, sejam consumidos 130 mil litros de cerveja e 8 toneladas de salsichão ao longo dos 10 dias de programação

A festa marca uma das épocas mais frias do ano na cidade, e é realizada sempre na semana do dia 29 de junho, feriado municipal que comemora o dia do Colono Alemão. A data celebra a chegada das primeiras famílias germânicas à Cidade Imperial, em 1845, 173 anos atrás.

Em 2017, a festa reuniu 320 mil pessoas, movimentando R$ 40 milhões na economia local. A 28ª edição contou com 200 apresentações, envolvendo cerca de mil artistas de bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais e folclóricos, entre outros. Maior a cada ano, a expectativa é que o evento cresça 10% em sua 2018.
Expansão

Originalmente, a festa era realizada apenas no Palácio de Cristal, um dos principais pontos turísticos da cidade, que foi se tornando pequeno para a proporção do evento. Ao longo dos anos, a Bauern foi se expandindo.

Primeiro, tomou a Rua Alfredo Pachá, em frente ao Palácio. Foi chegando ao Museu da Bohemia (que abriga a primeira fábrica de cerveja do país); depois à Praça da Liberdade, a principal da cidade; e, no último ano, uma edição especial da Deguste, tradicional feira de cervejas artesanais petropolitana, foi realizada durante os 10 dias de festa.

Uma das novidades de 2018 é a realização de eventos no distrito de Itaipava. Com o nome de Jugendbauernfest, a festa acontece um mês após a Bauern, entre os dias 5 e 8 de julho, no Parque de Exposições de Itaipava. O evento terá como foco a tradição germânica presente na cidade, com comidas, danças, música. Além disso, haverá transmissão ao vivo de jogos da Copa do Mundo. A entrada será gratuita.

Outra surpresa é a extensão do horário de funcionamento. Até 2017, as atrações começavam às 15h nos dias de semana e às 10h nos fins de semana. Neste ano, o funcionamento será a partir das 10h em todos os dez dias de festa.
Atrativos

O evento contará com 40 barracas, 30 divididas entre alimentação, bebidas, souvenir e fotografia e 10 destinadas ao artesanato local. Além de chopes e salsichões, há opções de alimentação para todos os gostos, seguindo, claro, as tradições germânicas. Croquetes, saladas de batata, sopa de ervilha, goulash e doces e bebidas típicos estão entre o vasto leque de opções.

Já tradicionais na festa são os concursos, como de Chopp a Metro e de Cuca Alemã. Gratuitos, cada um possui regras específicas para participação. Precedendo a festa, acontece o primeiro concurso: o que escolhe a realiza da Bauern, formada por uma rainha e duas princesas. Outra tradição da festa são os desfiles pelo Centro Histórico, como o Desfile de Luzes.

Realizada deste 2013, a Tanzen, tenda com atrações majoritariamente de música eletrônica, garante a diversão do público jovem e possui horário mais amplo, adentrando a madrugada. No último ano, a festa começou a ser realizada na casa da cerveja Cidade Imperial, no Centro Histórico de Petrópolis.

Como a Bauern acontece em espaços abertos da cidade, não é cobrado ingresso para as atrações, sendo pago somente o consumo nas barracas. A abertura acontece no dia 22 de junho, de 18h à meia-noite, e os outros dias de evento têm início às 10h.



Fonte: diariodoturismo.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA