Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques

Em Breve!

Newsletter





Aniversário da cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro
Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2017 era de 185 381 habitantes.[3] Localiza-se no centro-norte do estado, a 22º1655 de latitude sul e 42º3152 de longitude oeste, a uma altitude média de 985 metros,[6] distando 136 km da capital fluminense. Ocupa uma área de 933,414 km². Compreende os distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Lumiar, Conselheiro Paulino, São Pedro da Serra e Mury.

As principais atividades econômicas são baseadas em: indústria metalúrgica, moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria (têxteis, vestuário) e turismo. É também a cidade mais fria do estado. No dia 1º de setembro, foi oficialmente declarado que Nova Friburgo é a Suíça Brasileira. O governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, sancionou a lei de autoria do deputado Samuel Malafaia, que homenageia a cidade. A lei entrou em vigor em 4 de setembro, após ser publicada no Diário Oficial do Estado.[7]

Turismo
Parque Estadual dos Três Picos

Nova Friburgo é um dos municípios que mais possui atrativos turísticos no estado. Considerada uma cidade de veraneio por famílias cariocas e da baixada fluminense, ainda mantém o ar bucólico de ser uma estação climática em meio ao verde de seus parques e praças. Alguns distritos do município, como Lumiar e São Pedro da Serra, têm paisagens naturais famosas. Nova Friburgo possui um das maiores redes hoteleiras do interior do estado do Rio de Janeiro.[29].[30]

A Prefeitura disponibiliza informações sobre turismo e lazer no Centro de Turismo, que fica na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade.

Entre os atrativos turísticos do município, os mais conhecidos são:

Casa Suíça - Considerada um dos marcos mais significativos da colonização suíça na região, a chamada Queijaria Escola tem um espaço agradável e com vários atrativos como o Memorial da Colonização Suíça, contando a histórias das famílias que aqui chegaram, vindas da Europa, o Museu de Taxidermia, o Galpão Encanto e Arte e nos jardins, bem cuidados, a estátua de Guilherme Tell, herói nacional suíço e a maior no mundo com 3,09 metros, além da cervejaria Alpendorf; situada na RJ-130, no bairro de Conquista.
Jardim do Nêgo, na RJ-130.
Apiário Amigos da Terra, com produção de artigos derivados do mel e o Museu da Belinha, espaço educativo que explica todo o processo produtivo das abelhas, na RJ-130.
Parque Estadual dos Três Picos, o maior parque estadual do Rio de Janeiro, com entrada pelo bairro de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, RJ-130.
Pico da Caledônia – é uma das maiores elevações da Serra do Mar. Com 2 257 metros de altitude;[31] em um dos seus cumes estão as torres de transmissão da Petrobras, que transmitem o sinal da capital diretamente para a base de Campos dos Goytacazes, sem nenhum interferência em seus caminhos. Este local também ganha muita notoriedade no inverno devido à ocorrência de geadas e temperaturas negativas.
O maior e mais sofisticado Polo Gastronômico da região, localizado no bairro de Mury, com uma dezenas de restaurantes nas mais diversas especialidades, inclusive com Biergarten para degustação de cervejas no estilo alemão.
A arquitetura no estilo alpino preservada nos prédios do MuryShopping, dos hoteis Bucsky e Garlipp e do Restaurante Bräun & Bräun.
[[Parque de Furnas do Catete – na RJ-116, onde se localiza a Pedra do Cão Sentado. A pedra referida é considerada o símbolo da cidade. No parque há um lago com pedalinhos, equipamentos de esportes radicais, além das trilhas entre cavernas, como a Igreja dos Macacos.

Teleférico do Suspiro

Praça do Suspiro – recanto onde se encontram o teleférico, a Igreja de Santo Antônio, Praça dos Trovadores, a Fonte dos Suspiros, o Tiro de Guerra, Teatro Municipal Laércio Ventura e a Praça das Colônias, construído em homenagem às dez colônias que formaram a população da cidade.[32]
Praça Getúlio Vargas, a principal praça da região central, ladeada por grandes eucaliptos.
Praça Marcílio Dias – porta de entrada da cidade. É considerada o marco inicial da colonização, pois ali ficaram acampados os primeiros alemães, onde se ergueu em 3 de maio 1824 a primeira Igreja Luterana da América Latina. Dá nome ao bairro boêmio do Paissandu, o qual é um ponto comercial dotado de um entroncamento rodoviário que conduz à cidade do Rio de Janeiro e aos bairros de Olaria, Cônego e Cascatinha.
Parque São Clemente (Nova Friburgo Country Clube) – onde se localiza o Chalé do Barão de Nova Friburgo (1860).
Pavilhão das Artes – localizado no bairro do Cônego.
Catedral São João Batista – localizada na praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da Cidade.
Instituto Politécnico Campus Regional da UERJ (IPRJ)[33] – antigo Ginásio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas,[34] está localizado no Parque Ambiental Luiz Simões Lopes, antigo Parque Cascata.



Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA