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Secretário de Turismo deixa o cargo e diz que RN nunca foi tão divulgado
Quase três anos e meio e um leque de ações implantadas, projetos lançados e um trabalho de divulgação e promoção dos destinos potiguares que recolocaram Natal e o estado do Rio Grande do Norte na vitrine das maiores operadoras de turismo do Brasil e do mundo. E quem comandou toda essa operação foi o empresário Ruy Gaspar, que se afasta nesta sexta-feira (06) do cargo por motivos particulares e para uma possível candidatura política. O presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Manuel Gaspar, dará continuidade às ações em andamento.

“Foram anos produtivos. Afirmo com orgulho que nunca nosso Estado foi tão divulgado em sua história. Com total apoio do governador Robinson Faria, aumentamos o fluxo turístico no Estado, implantamos um plano estratégico para os próximos 15 anos e lançamos uma campanha turística inédita para promover destinos dos cinco polos do Estado. Destravamos a burocracia que emperrava obras fundamentais para Natal, como o Centro de Convenções e o Complexo da Rampa, e iremos entregar o Aeroporto de Mossoró pronto para voos comerciais”, destaca.

Nos primeiros meses de gestão, um pleito há muito pedido pelo trade turístico foi atendido com a redução do querosene de aviação e consequente incentivo a novos voos, a exemplo das rotas Buenos Aires/Natal, que aumentou em cerca de 150% o número de argentinos, hoje o maior emissivo turístico no Estado, superando os portugueses, que também receberam o incentivo do aumento de voos semanais de Lisboa/Natal. O RN massificou campanhas de divulgação em ambos os países e com estande próprio pela primeira vez em sua história nos eventos turísticos.

Ainda no primeiro ano, a reaproximação com a CVC, maior operadora da América Latina, aumentou as vendas em 23% para Natal. A procura no Hotel Urbano – principal agência de viagens online do país – subiu 200%. E a ocupação hoteleira subiu 20%, segundo dados da ABIH/RN. Com recursos do Governo Cidadão, o RN também captou 36 matérias em 12 programas em cadeia nacional, que mostrou a riqueza do nosso litoral e principalmente o interior – outra bandeira desta gestão.

No ano seguinte, a alíquota do querosene de aviação foi zerada para voos fretados nacionais – fato inédito no Brasil. E na contramão da queda acentuada de voos e fluxo turístico em praticamente todo o país, o Rio Grande do Norte registrou aumento significativo de 43% de turistas estrangeiros. Em 2017, apesar da interdição na pista do aeroporto e das notícias negativas relativas à insegurança no Estado, o turismo cresceu 6,7%, fruto de campanhas junto à Tap, à Gol e mídias especializadas, como a Mercado&Eventos.

Os investimentos apenas em promoção e divulgação alcançaram R$ 1.267.848,00 em 2015, subiu para R$ 3.387.240,00 em 2016, e registrou R$ 6.230.000,00 em 2017. Foram mais de 70 participações do Governo do Estado em road shows e nos maiores eventos do turismo local, nacional e internacional nos três primeiros anos. Sem contar o investimento na nova identidade visual da campanha “Tudo Começa Aqui”, com produção de três vídeos promocionais e renovação do banco de imagens.

Em todo o material gráfico, audiovisual ou promocional, os cinco polos do Estado ganham destaque. A viabilização do sonhado Geoparque Seridó – o segundo do Brasil e o terceiro da América do Sul – é retrato dos esforços da Setur RN em impulsionar o turismo no interior do Estado. O turismo cultural também recebeu investimentos para mesclar os atrativos no interior, com o Fest Bossa e Jazz pela primeira vez em Mossoró, cidade também beneficiada com o apoio da Secretaria à Rota das Falésias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Setur-Emprotur


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