Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, situado na Grande Curitiba

História

São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, situado na Grande Curitiba.

De origem religiosa e geográfica. Homenageia ao santo padroeiro, São José, e aos extensos pinheirais que cobriam o território municipal. O termo José é de origem hebraica Yosef, significando Que Deus multiplique. Mais tarde foi latinizado e aos poucos ficou Joseph. São José era carpinteiro em Nazaré e desempenhou papel de pai de Jesus. É padroeiro de todos os que trabalham a madeira.

História

A criação do município de São José dos Pinhais se deu através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852, na qual definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhais, sendo que o estabelecimento político, com a instalação da Câmara dos Vereadores ocorreu em 8 de janeiro de 1853. Em 27 de dezembro de 1897, a vila finalmente foi elevada à categoria de cidade.

São José dos Pinhais é uma cidade média, a segunda mais populosa da mesorregião Metropolitana de Curitiba e a população vem aumentando muito em pouco tempo. A população apurada pelos Recenseamentos do IBGE foram de 169.035 habitantes em 1996,[7] de 204.316 habitantes[8] no ano 2000 e de 264.210 habitantes[9] em 2010. Para o ano de 2014 a população estimada pelo IBGE é de 292.934 habitantes.[9]

Foi na cidade que o ex-presidente da república, Nereu Ramos, morreu em um acidente aéreo, na Colônia Murici. É também a cidade onde nasceu Ana Paula Caldeira, o primeiro bebê-de-proveta do Brasil.

É o terceiro polo automotivo do Brasil, abrigando montadoras da Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. É, também, sede do Aeroporto Internacional Afonso Pena, principal terminal aéreo do estado brasileiro do Paraná.

Eventos


Carnaval de Bonecos

Acontece sempre uma semana antes do Carnval com tradicional desfile dos bonecos da cidade, os bonecos geralmente desfilam também em Antonina na semana de Carnaval.

Festa da Cidade e Festa do Pinhão

Já participaram dos grandes roteiros de Tchê Garotos, Raimundos, Os Serranos e outros grupos musicais de grande reputação nacional.

Festa da Colheita, da Murici, do Morango

São grandes festas que agitam a região das colônias com muita comida e tradição das colônias européias que por lá vivem.

Turismo


Praça Verbo Divino

É a maior praça de São José dos Pinhais, nunca está fechada e a entrada é gratuita. A praça contém uma pista de skate, quadra de futebol de areia, parques infantis simples (balanço, gangorra e escorregador), academia ao ar livre para a 3ª idade, e locais para caminhar. Nos feriados, a praça contém mais brinquedos infantis; várias barracas que vendem objetos comuns, comidas e objetos mais raros de encontrar.Às Terças-feira tem a feira da noite que vende desde frutas e verduras à comidas e lanches. Está localizado na esquina da rua Dr. Claudino dos Santos e Dr. Veríssimo Marques.

Praça Getúlio Vargas

Praça localizada na Rua XV de Novembro no centro da cidade. Até o começo de 2011, a praça abrigou o terminal urbano central. Com a mudança do local das paradas de ônibus a praça passou por um processo de revitalização, entre eles, a reforma do monumento de destaque: A antiga caixa dágua. O ponto de visitação recebeu melhorias como: troca de piso, arborização, bancos, parque infantil, iluminação especial para a caixa dágua, módulo da guarda municipal, espelho dágua e chafariz. Revitalização entregue em 2012.

Caminho do Vinho e Festa do Vinho

O Caminho do Vinho é uma rota rural com mais de 30 produtores de vinho em São José dos Pinhais, localizada na Colônia do Mergulhão, funciona durante o ano todo fornecendo vinhos, queijos e doces de diversos tipos, a culminância do Caminho do Vinho dá-se na Festa do Vinho, em que o turista é recepcionado por estudantes de turismo locais e moradores da região trajados tipicamente como italianos. A festa acontece anualmente em Agosto.

Casa do Papai Noel

A casa do Papai Noel fica aberta no mês de Dezembro, variando de ano a ano a data de início e término, todos os dias. Nela há várias lojas que vendem enfeites natalinos, parque para as crianças, pequenas praças e a casa do Papai Noel, que é onde as crianças pedem seus presentes. Está localizado longe do centro da cidade, perto da Avenida Rui Barbosa. Está aberta de segunda à sexta das 17:00 às 22:00 horas, aos sábados e domingos, ela abre um pouco mais cedo, às 16:00 e fecha no mesmo horário de segunda à sexta. Para entrar nos dias de comemorações as pessoas pagam ingresso. As escolas podem levar seus alunos para visitarem o local à tarde, das 14:00 às 16:00, sem custo.

Rio de Una

Conhecido pelo hotel La Dulce Vita, este lugar fica na divisa de São José dos Pinhais e de Tijucas do Sul.

Parque de São José dos Pinhais

É um espaço verde, pertencente à prefeitura municipal, criado em 2011. É o primeiro parque do município, com a característica esportiva. Fica às margens do rio Iguaçu e possui diversos espaços para caminhada/corrida, prática e esportes, parquinho infantil, local para exercícios de cães e lagos para pesca. Neste parque também estão o Jardim das Sensações, o horto municipal e o Batalhão da Polícia Ambiental do Paraná.


Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA