Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Aniversário do município de Conde, Paraíba

Condado é um município da Paraíba que integra a Região Metropolitana de Patos. Localizado no sertão paraibano às margens do açude Engenheiro Arcoverde. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no ano de 2017 sua população foi estimada em 6.753. Área territorial de 280,913 km².

A principal atividade do município é a pecuária.

No mês de junho é realizada a tradicional festa de São Pedro.

História

No ano de 1931, quando o sertão da Paraíba já atravessava dois anos consecutivos de invernos fracos, a antiga Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), hoje DNOCS, mandou que seus técnicos viessem elaborar o projeto definitivo de construção de um açude público no Distrito de Malta, cabendo esta tarefa ao 2º Distrito daquela Inspetoria, então chefiado pelo Engenheiro-Geografo Leonardo Barbosa de Siqueira Arcoverde (Engenheiro Arcoverde).

A barragem teria lugar em parte da propriedade rural de Francisco Antonio de Assis (Chico Antonio), cujas terras foram deixadas como herança pelo seu pai e homônimo, conhecido como Chico Antonio de Condado, falecido em 1906.
O velho Chico Antonio de Condado era casado com Joana Alves de Freitas, descendente da família de João Fernandes de Freitas, o fundador de Malta, enquanto que o seu filho de mesmo nome, conhecido por Chico Antonio, falecido em 1951, era casado com Analia Formiga de Assis (Doninha).

Com a persistência da seca em 1932 o proprio Ministro da Viação e Obras Publicas José Americo de Almeida veio a Condado e outras cidades flageladas pela Seca. Em 23 de abril de 1932, José Americo acompanhado pelo Interventor do estado Antenor Navarro, com a equipe técnica da IFOCS e uma multidão de flagelados, ordenou a admissão de 1400 operarios das mais diversas categorias.

Naquele mesmo dia foram iniciadas as construções de pequenas casas, barracas e palhoças para abrigar os operarios onde hoje é denominada Rua da Cooperativa. Os primeiros Comerciantes a se estabelecer foram os Srs. João Rodrigues dos Santos, Severino Amaro de Queiros, Sebastião Rodrigues dos Santos e Cicero Gregorio de Lacerda. O principal construtor de casas de alvenaria foi o Sr. Francisco Formiga de Sousa (Chiquinho Formiga).

Logo no ano seguinte (1933) veio morar em Condado, no sitio Pedra Dágua, o Sr. Raimundo Matias, que mais tarde passou a ser um grande comprador de couros e de algodão, sendo ele um dos que mais contribuíram para o incremento do comércio local. Assim nasceu o Povoado de Condado, que mais tarde passou a ser chamado de Rua Velha


Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA