Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Cuiabá, mais que uma Passagem, uma Agradável Surpresa!
A economia tem sua base na dinâmica do agronegócio e um comportamento social centrado no estilo sertanejo, ambientado na urbanidade, lhe confere um charme extra

Daqui a dois anos, a capital do Mato Grosso irá completar 300 anos de fundação e inserido em uma vasta programação está o grande desafio de mudar a imagem da cidade, muito mais conhecida como passagem para os destinos famosos do ecoturismo como a Chapada dos Guimarães e Nobres.

Há preciosidades a serem exploradas em terras cuiabanas que merecem maior atenção dos gestores públicos, das operadoras turísticas e organizadoras de eventos.

A cultura indígena tem sua herança muito presente, sobretudo, no artesanato com toques rústicos e autenticamente tupiniquins.

Uma visita a Casa do Artesão, criado em 1975, colabora para essa contemplação e possibilita conhecer um pouco mais da produção artesanal mato-grossense, localizado em um prédio tombado pelo patrimônio histórico do estado.

A culinária é outro atrativo que chama a atenção com ênfase em uma cozinha recheada de produtos saudáveis como peixes e mandioca.
Simplicidade

A simplicidade é a marca registrada do cardápio cuiabano, mais isso não significa inferioridade, pelo contrário, traz percepções de uma comida que acolhe e marca o paladar. Como exemplo tem o famoso bolo de arroz cuiabano, o furrundú ( uma variação do doce de mamão) e a Maria Isabel, uma versão de arroz com carne seca.

Para a realização de eventos, a cidade conta com o Centro de Eventos do Pantanal.

Um projeto liderado pelo SEBRAE local, construído há 17 anos, ladeado por muito verde em um agradável ambiente, com nuances plenas de sustentabilidade, com foco em iluminação natural e tratamento de água.

O espaço – que foi inspirado na harmoniosa convivência com a natureza – está localizado em uma área de 14 hectares, cercada por uma reserva ecológica de mata ciliar, a apenas seis quilômetros do centro da cidade.

São cerca de 20.000 m2, divididos em pavilhão de feiras, 5 auditórios, 16 salas, com área de exposição ao ar livre, uma moderna cozinha industrial de 200 m2, heliponto próprio e área de estacionamento para 1.500 veículos. Vale conhecer para quem é da área de eventos e quem sabe já oficializar algum projeto por lá!
Centro Sebrae de Sustentabilidade

Uma visita que também encanta e já é uma referência nacional, é o Centro Sebrae de Sustentabilidade, reconhecido como um projeto viável e muito responsável com relação as boas práticas relacionadas ao universo da sustentabilidade,

Criado em 2011, o espaço tem como objetivo a criação e a operacionalização de sistemas para divulgação e disseminação do tema em todo o país e já galgando prestígio internacional, sendo considerado a edificação em uso mais sustentável da América Latina.

Assim como outras cidades-sedes da Copa do Mundo da FIFA TM, Cuiabá recebeu investimentos que se tornaram vultosos prejuízos, como a Arena Pantanal, considerado um elefante branco subutilizado e a tentativa de construção do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos, o VLT, que não passou de um protótipo, mas consumiu orçamento bilionário, fato nada exclusivo, e que é, infelizmente, comum no país e que onera, ainda mais, a qualidade de vida da população.

A economia tem sua base na dinâmica do agronegócio e um comportamento social centrado no estilo sertanejo, ambientado na urbanidade, lhe confere um charme extra.

Lógico que é preciso ressaltar que a cidade é bem quente, sobretudo no período de julho a outubro, e posteriormente convive com uma temporada chuvosa. Mas o inverno é inexistente.

Há também a necessidade de um maior aprimoramento da mão de obra focada em serviços, o que pode gerar um grande diferencial alavancador do turismo.

Vale descobrir e deixar-se encantar por Cuiabá, uma cidade, ainda, desconhecida, mas que se revela como um tesouro a ser lapidado, não meramente como um destino de travessia, mas como atrativo para ser conhecido e vivenciado, afinal, quem está prestes a completar 300 anos tem, e muitas, histórias para contar!


Fonte: diariodoturismo.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA