Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Aniversário de Paraíso de Tocantis - TO

Histórico: Paraiso do Tocantins - TO


Em 1958, Adjúlio Baltaza, vindo de Alvorada do Norte, com alguns candangos, chegou ao pé da serra local, na fazenda de Luís Coelho, Planejando a fundação da Cidade.

Com a construção da Belém-Brasilia (BR-153), cujo desmatamento vinha se processando na região, entre os córregos Coco do Meio e Pernarda, nasceu o povoado, que recebeu o nome de Paraiso do Norte, pela beleza da paisagem.

No final de 1958, José Ribeiro Torres instalou uma pensão, próximo ao acampamento da campanhia Nacional, empreiteira da rodovia, atraíndo grande número de moradores.

José Pereira Rêgo, de Pium, com a primeira casa comercial, Francisco José de Morais e Jovelino Bezerra, de Cristalândia, Hercílio Bezerra de Castro e Saturino Gomes, de Miracema, Antônio Castanheira e José Aguiar, de Porto Naciona,estão entre os pioneiros da localidade.

O povoado de Paraiso do Norte passou a Distrito, em 1963;e dado ao seu progresso, obteve a emancipação político-administrativa, no mesmo ano, com a topônimo alterado para Paraiso do Norte de Goiás.(atual Paraiso do Tocantins)

O Município, desmembrado de Pium, foi criado em 23 de outubro de 1963, pela Lei Estadual nº 4.716. A instalação ocorreu em 1° de janeiro de 1964.

Gentílico: Paraisense

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

A sede Municipal está a 387 m de altitude a nível do mar, tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de - 10º1034 de latitude sul, em sua interseção com o meridiano de 48º5200 de longitude oeste.


Fonte:
Instituto Brasileiro de Geografica e Estatística IBGE


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA