Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Aniversário de Bento Gonçalves (RS)
Bento Gonçalves é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Ao longo de sua história, já foi conhecido como Cruzinha e Colônia Dona Isabel. A cidade foi erguida onde antigamente era um distrito da cidade de Montenegro. A área era habitada por índios caigangues desde tempos imemoriais, mas estes foram desalojados violentamente pelos chamados bugreiros,abrindo espaço, no final do século XIX, para que o governo do Império do Brasil decidisse colonizar a região com uma população europeia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto, mas com alguns integrantes de outras origens como alemães, franceses, espanhóis e polacos, cruzaram o mar e subiram a Serra Gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.

Depois de um início cheio de dificuldades e privações, os imigrantes conseguiram estabelecer uma próspera cidade, com uma economia baseada inicialmente na exploração de produtos agropecuários, com destaque para a uva e o vinho, cujo sucesso se mede na rápida expansão do comércio e da indústria na primeira metade do século XX. Ao mesmo tempo, as raízes rurais e étnicas da comunidade começaram a perder importância relativa no panorama econômico e cultural, à medida que a urbanização avançava, formava-se uma elite urbana ilustrada e a cidade se abria para uma maior integração com o resto do Brasil. Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas houve uma séria crise entre os imigrantes e seus primeiros descendentes e o meio brasileiro, quando o nacionalismo foi enfatizado e as manifestações culturais e políticas de raiz étnica estrangeira foram severamente reprimidas. Depois da Segunda Guerra Mundial a situação foi apaziguada, e brasileiros e estrangeiros passaram a trabalhar concordes para o bem comum. Em 2016 o município adotou o talian como língua co-oficial, ao lado da língua portuguesa.

Atualmente, a cidade é o 18º município mais populoso do Rio Grande do Sul e o 264º município mais populoso do Brasil. Sua economia se baseia na produção de uva e vinho, no turismo e no setor moveleiro, sendo o maior polo moveleiro e um dos maiores polos industriais e turísticos do Brasil


Turismo

A cidade recebe, em média, 800 mil visitantes por ano. São 31 estabelecimentos, entre hoteis e pousadas, com ocupação de leitos que vem crescendo anualmente.[53] O turismo em Bento Gonçalves está intimamente ligado à produção do vinho. A grande maioria das vinícolas tem as portas abertas para visitação. A origem cultural também é atração. Os principais caminhos para passeio no município são o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra, o Vale do Rio das Antas e o passeio de Maria Fumaça, que vai de Bento à Carlos Barbosa. Entre as principais atrações turísticas, se destacam:

Pipa-pórtico - Monumento de entrada da cidade, tem 17,35 metros de altura e representa uma pipa, condizendo com o apelido da cidade: A capital brasileira do vinho.
Vale dos Vinhedos - Situado num vale na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, é local de vinícolas e cultivo de uva, se transformando numa das mais procuradas atrações turísticas.
Caminhos de Pedra - Situado no distrito de São Pedro, o local é um atrativo por possuir casas antigas, a maioria de pedra, da época em que os primeiros imigrantes italianos vieram para a região nordeste do Rio Grande do Sul.
Maria-Fumaça - Passeio de trem partindo da estação de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi e chegando à Carlos Barbosa, num trecho de 23 km, com música e comida típica da região.
Fenavinho - É a Festa Nacional do Vinho, evento que conta com música, shows, comida típica e muito vinho.
Ponte Ernesto Dornelles - Ponte da RST-470 sobre o Rio das Antas que liga Bento Gonçalves à cidade de Veranópolis. É a maior do mundo com arcos paralelos.
Rafting - Descida de 12 km no Rio das Antas, com cerca de duas horas de duração.
Via del Vino - Um dos locais mais freqüentados e movimentados da cidade, localizada no centro da cidade, abriga a Casa Del Vinho, onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do Vinho Encanado. O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, defronte ao Palácio Municipal, está situada La Fontana, um chafariz onde jorra água na cor de vinho.
Museu Histórico Casa do Imigrante - Museu com um acervo com 3 000 fotos e quase 1 400 peças sobre a imigração italiana, é patrimônio histórico do município.
Centros de tradições gaúchass - CTG Laço Velho, CTG Herdeiros da Bombacha, CTG Gaudério Serrano, CTG Laços da Amizade, CTG Cultura sem Fronteiras, CTG Paisanos da Tradição, CTG Presilha da Serra, CTG Alvorada Gaúcha.
Vinhos da Montanha - Rota feita em Pinto Bandeira, onde o visitante poderá apreciar o colorido da natureza, degustar vinhos e espumantes em cantinas da região.
Parque de Aventuras - Localizado na Rota Rural Encantos de Eulália, no local além de muita natureza, conta com estrutura de banheiros, bar com lanches, churrasqueiras, trilhas, parque infantil, slackline, dentre outros atrativos, tudo à disposição de nossos aventureiros.
Calçada da Arte - Nela estão fixadas obras de 29 artistas plásticos bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta a óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia. Essa atração não existe mais, foi retirada do local.
Igrejas - No município estáo situadas as igrejas Cristo Rei, de estilo gótico, a Santo Antônio, de estilo romano, e a Igreja São Bento, no formato de pipa, em homenagem aos imigrantes italianos e à cultura do vinho, além de outras dezenas de capelas espalhadas pela cidade.

Bento Gonçalves também é sede de eventos como Movelsul, Feira Internacional da Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira do Brasil[61], Bento em Vindima, Congresso Latino-Americano de Enoturismo, Vino Brasil, Avaliação Nacional de Vinhos, Fiema e ExpoBento.


Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA