Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Identidade e Diferenciação: uma possibilidade para estratégia de marketing
Posicionar-se num mercado competitivo é possível e demanda investimento. Posicionar uma marca em um mercado em transformação, no qual, players de outros segmentos tornam-se competidores, com regras próprias e com forte adesão do cliente, diria: complexo.

Mudanças globais no padrão de produção e consumo e a migração para indústria de serviços que se constituíram como características locais, são hoje atropeladas por uma nova forma de produção de riqueza com base na indústria compartilhada, dentro do tripé: tecnologia, recursos disponíveis e ideia original.

E se antes bastava bons produtos e serviços e, a estratégia correta para comunicar a boa nova, hoje é preciso mais. O mercado mudou e os consumidores segmentados demandam atenção mais que especial. As empresas precisam externar um propósito; manter a atenção à comunicação interna; estabelecer vínculos emocionais; engajar e encantar clientes. Isso sem falar na distribuição, nos novos canais e na mídia social que interfere na construção da reputação da marca e, que pode ser fator de sucesso ou insucesso para qualquer empreendimento.

A questão é que no mundo contemporâneo, a exemplo do que assistimos no mercado hoteleiro – viver como um local – tornou-se objeto de desejo e, uma expectativa de viajantes que buscam mais que serviços excelentes, lazer e entretenimento. Estes querem experiências inesquecíveis, memoráveis, querem se aproximar de outras pessoas.

Nesse novo mercado o que motiva é o que é singular. Conta por isso a identidade e a diferenciação do serviço ofertado

Nesse novo mercado o que motiva é o que é singular. Conta por isso a identidade e a diferenciação do serviço ofertado e como comunicamos isso para o público-alvo, estimulando o boca a boca. Dentro desse contexto, o posicionamento de marca contribui para os resultados do negocio transformando a comunicação de infraestrutura e instalações em uma comunicação que evoca o sonho, desperta o desejo de uma experiência que motiva a ação, o movimento.

Estar no lugar certo, no momento certo, falando a coisa certa é claro, faz toda diferença. Um bom exemplo no setor é a abertura do Palácio Tangará voltado para o mercado de luxo, luxo! Divulgado de forma correta, com uma comunicação clara, consistente e coesa vem se posicionando e se distanciando do mercado competitivo dos hotéis upscale.

Então, sim, investir em comunicação e marketing, manter a equipe consciente do conceito e do posicionamento que se quer atingir, alinhando a todos em torno da promessa de marca é parte da estratégia. A outra parte é fazer com que tudo, tudo o que foi prometido, seja entregue – em cada ponto de contato com cliente – antes, durante e depois da compra, levando em conta que estamos falando aqui da experiência digital, social e presencial.

Parece fácil, mas não é. Há que se trabalhar na identidade e na diferenciação ao mesmo tempo. Há que cuidar para que tudo contribua para a construção de um posicionamento possível e desejado. Há que planejar e trabalhar a comunicação e o marketing de forma estratégica, coordenada: inteligente!

*Sandra Maia, especialista em comunicação empresarial é coordenadora dos cursos de graduação SENAC: Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Eventos; e, Consultora nas áreas de Comunicação e Marketing: http://www.cenariostraw4web.com.br . Contato: sandramaia.mkt@gmail.com


Fonte: http://diariodoturismo.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA