Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





19 de julho; dia nacional do futebol

Em 19 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

O futebol, jogado como atualmente, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX e veio para o Brasil em 1894. O paulista Charles W. Miller (1874-1953), considerado o “pai do futebol brasileiro”, voltando de uma temporada de estudos na Inglaterra, trouxe para o país um par de bolas e o livro com as regras do jogo. Um ano depois, era realizada a primeira partida de futebol que se tem registro no Brasil: Cia. Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás. As equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo.

Até a década de 1920 o futebol era um esporte de elite no Brasil. Integrantes negros eram raros e sofriam preconceito. Aos poucos essa situação foi mudando. O esporte popularizou-se e passou a fazer parte também de bairros pobres de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Com a profissionalização do futebol, foram criados alguns clubes que hoje consideramos os “grandes do futebol brasileiro”, como Fluminense (1902), Corinthians (1910), Grêmio (1903), Internacional (1909), Atlético Mineiro (1908), Palestra Itália (1914) - atual Palmeiras, entre outros. E alguns clubes de remo, esporte popular na época, criaram departamentos de futebol, como é o caso do Botafogo (1904), Flamengo (1911) e Vasco da Gama (1915).

Para coordenar a expansão do futebol, as ligas que estavam sendo criadas e uma seleção nacional para competir em Mundiais de Futebol e Olimpíadas, em 1916, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). No mesmo ano surgiu também a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).

Glórias

Atualmente, o Brasil é o país com mais títulos mundiais de futebol. São cinco títulos: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Nosso país também tem o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Além do “Rei do Futebol”, outros nomes importantes para o futebol nacional e mundial são Garrincha, Leônidas da Silva, Nilton Santos, Didi, Carlos Alberto Torres, Ademir da Guia, Jairzinho, Zico, Rivelino, Gérson, Tostão, Sócrates, Falcão, Careca, Romário, Ronaldo e Ronaldinho, para citar alguns.

Os clubes brasileiros também já fizeram história no mundo. Na década de 1960, o Santos de Pelé, Pepe e Coutinho encantou o planeta e conquistou dois títulos intercontinentais, em 1962 e 1963. Outros times brasileiros que conquistaram o mundo foram Flamengo, Grêmio, Internacional, Corinthians e São Paulo, esse último por três vezes.

Decepções

Mas não é só de glórias que vive o nosso futebol. Alguns momentos tristes marcam a história do esporte no país, como as derrotas nas Copas do Mundo de 1950 e 2014. No primeiro Mundial disputado no Brasil, em 1950, nossa seleção perdeu na final para o Uruguai em pleno Maracanã lotado. Sessenta e quatro anos depois, a seleção brasileira teve novamente a chance de ser campeã em casa, mas sofreu sua maior derrota da história: perdeu de 7x1 para a Alemanha na semifinal, em Belo Horizonte.

Campeonatos

As maiores competições nacionais de futebol são o Campeonato Brasileiro, também conhecido como Brasileirão, e a Copa do Brasil. O primeiro teve sua origem em 1971, mas em 2010 a CBF reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputados nas décadas de 50 e 60, como campeonatos nacionais. A primeira Copa do Brasil aconteceu em 1989.

No começo de cada ano são disputados os campeonatos estaduais. Antigamente, essas competições atraíam um grande número de torcedores e os títulos eram almejados pelos clubes. No entanto, o prestígio dessa competição caiu em alguns estados, servindo hoje como uma pré-temporada para grandes clubes se prepararem para os campeonatos nacionais e internacionais.

Mulheres

Engana-se quem pensa que futebol é só para os homens. As mulheres também se apaixonaram pelo esporte e hoje existem diversas competições pelo mundo exclusivas para elas. No Brasil, os campeonatos femininos não se firmaram ainda, mas, em 2007, a seleção brasileira de futebol feminino conquistou o vice-campeonato mundial.


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA