Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Dia da fundação do Exército de Salvação

O Exército de Salvação é uma denominação cristã protestante e uma das maiores instituições de caridade do mundo. Foi fundado em 1865 por William Booth, ministro metodista, juntamente com a esposa Catherine Mumford, em Londres, Inglaterra no auge da Revolução Industrial. Atua em 126 países[3], através de igrejas, lojas beneficentes, abrigos, centros comunitários, hospitais, escolas, lares para idosos, creches, centros de recuperação, veículos e equipes de emergência.

No Brasil o Exército de Salvação chegou em 1922 e desde então atua junto às comunidades através de suas sedes locais (igrejas e unidades sociais), sedes regionais e a sede nacional em São Paulo[5]. Está presente na Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil[6].

Em Portugal o Exército de Salvação chegou em 1972 e está presente nas cidades de Porto, Castelo Branco, Sintra, Lisboa e São Brás de Alportel (Algarve).

Em Angola o Exército de Salvação está presente desde 1985 e em Moçambique desde 1986.

Histórico
O fundador do Exército de Salvação, William Booth

O Exército de Salvação foi fundado na região leste da cidade de Londres em 1865 pelo pastor metodista William Booth, e sua esposa Catherine Booth. Originalmente, Booth nomeu a organização Missão Cristã do Leste de Londres, mas em 1878 a reorganizou, dando-lhe um caráter militar e a chamando Exército de Salvação (The Salvation Army). William pregava aos pobres, ao passo que Catherine contatava os ricos, conseguindo assim apoio financeiro para o trabalho. Ela também atuava como ministra religiosa, o que era bastante incomum àquela época.
O pub The Blind Beggar, no leste de Londres, um conhecido ponto de pregação de William Booth

William Booth logo se tornou conhecido como General, e sua esposa Catherine ficou conhecida como a Mãe do Exército de Salvação.

O fundador William Booth assim descrevia o lema da organização: Os três S representam melhor a maneira como o Exército de Salvação atua: primeiro a Sopa, depois o Sabão e por fim a Salvação.

Os primeiros membros do Exército de Salvação eram alcoólatras, viciados e prostitutas convertidos ao protestantismo. Muitos destes, em função da busca por uma vida de acordo com os princípios morais do cristianismo protestante, mudavam seus hábitos de vida.
Gustaf Cederström: Die Heilsarmee (1886). Kate Booth, filha de William Booth, pregando em um bar de Paris.

À medida que o Exército de Salvação crescia no fim do século XIX, também crescia a oposição ao movimento na Inglaterra. Os oponentes da instituição se reuniam no Exército Esqueleto (Skeleton Army), para perturbar os encontros do Exército de Salvação e suas atividades sociais. Muitos oponentes, que chegavam a agredir fisicamente os membros salvacionistas, eram donos de tabernas e bares que estavam perdendo suas clientelas, ao passo que novas pessoas largavam o vício e se uniam ao Exército de Salvação.
A expansão mundial do Exército de Salvação.

A partir do fim do século XIX e início do século XX o trabalho do Exército de Salvação se expandiu rapidamente. Países como Estados Unidos (1880), Austrália (1881), França (1881), Índia (1882), África do Sul (1883), Argentina (1890), Japão (1895), Chile (1909), Brasil (1922), entre muitos outros receberam o trabalho do Exército de Salvação.


Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA