Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Conheça as melhores festas juninas no Brasil

O mês de junho é sinônimo de comemoração. Por todo o País, as festas juninas trazem muita música, quadrilhas, bandeirinhas coloridas, fogueiras, bebidas quentes e comida boa. De origem europeia, as festividades nesse período surgiram para celebrar a colheita durante o solstício de verão. Com o tempo, os festejos passaram a ser relacionados aos três santos católicos do mês: São João, Santo Antônio e São Pedro. No Brasil, a comemoração ganhou força por influência dos portugueses. E embora por aqui todas as festas tenham suas semelhanças, carregam também características únicas das regiões onde acontecem. É o caso, por exemplo, do Bumba-Meu-Boi, em São Luís do Maranhão, que mistura uma boa dose de folclore aos festejos.
Mas o fato é que além de serem ótimas oportunidades para se divertir e conhecer um pouco mais das culturas regionais, essas comemorações também são bons argumentos para programar uma viagem. E para quem quer colocar o pé na estrada, mas ainda não decidiu qual é o melhor arraial, segue uma lista com o que vai ter em algumas das festas juninas mais populares do País. Confira!


Conhecida como “maior festa de São João do mundo”, a comemoração em Campina Grande, no agreste da Paraíba, dura nada menos que um mês inteiro. Este ano, o evento acontece de 2 de junho até 2 de julho no imenso Parque do Povo, que sedia a festividade desde 1983. Com diversas apresentações musicais, incluindo nomes como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Simone & Simaria, César Menotti & Fabiano e muito mais, os organizadores esperam receber cerca de 2,5 milhões de visitantes nesta edição. Mas as atrações não param por aí. A programação segue com campeonato de quadrilhas, passeios na Locomotiva do Forró - uma locomotiva temática que leva até o distrito rural de Galante, com shows de forró dentro dos vagões - e até um casamento coletivo no dia 12 de junho, dia dos namorados e véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

A tradição surgiu no século 18, mas ainda hoje, arrasta multidões em São Luís do Maranhão. A festa do Bumba-Meu-Boi começa em 13 de junho, dia de Santo Antônio, e normalmente vai até o dia de São Marçal, em 30 de junho. Nesse período, grupos folclóricos de todo o Estado se encontram nas ruas da capital maranhense para contar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que mataram. As apresentações acontecem ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos.
O principal palco de shows e atividades culturais é a Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria” durante o período. Mas a cidade toda é tomada por manifestações culturais como Tambor de Crioula, Dança do Lelê e Cacuriá, que colocam o público para dançar. A festa fica completa com a gastronomia típica, que inclui delícias como torta de camarão e arroz de cuxá.



Fonte: jornaldeturismo.tur.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA