Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Aventuras na natureza; como se preparar para algumas atividades ao ar livre

Ah, a natureza e suas aventuras! Contemplar uma paisagem em uma simples caminhada, se refrescar em meio às corredeiras d’água, pedalar pelas trilhas, descobrindo novos caminhos e cenários. Que vontade que dá de se jogar na vida ao ar livre, né?

As opções para curtir o turismo de aventura não faltam aqui no Brasil. Mas, antes de chegar ao lugar que vai praticar uma atividade, é preciso estar preparado.

E, para te ajudar a aproveitar melhor sua aventura, separamos algumas dicas de como se encarar a Caminhada, Rafting, Cicloturismo e Stand-Up Paddle, e ter a melhor experiência possível!

Para o Rafting…


Vai se jogar nas águas, remar e se divertir muito? Então é bom prestar atenção nesses conselhos: no Rafting não é necessário ter experiência para praticar, nem é obrigatório saber nadar. A empresa que presta o serviço é responsável pela sua segurança e oferece capacete e um colete salva-vidas, além de ter a obrigação de te dar suporte por meio de profissionais capacitados para qualquer emergência.

Portanto, o que você precisa saber antes de curtir suas aventuras são algumas coisas básicas, como:

roupas leves e calçados fechados que possam molhar;
Protetor solar, repelente e toalha.

Para o cicloturismo

Que delícia é pedalar pelas estradas e enxergar as paisagens de uma outra forma, não é mesmo? Seja em um passeio mais curto ou mais longo, de dias, você pode se preparar para sua aventura assim:

Luvas: recomendamos totalmente, para curtas ou longas pedaladas – segurança e conforto;
Óculos: outro item importante, pois protege seus olhos de insetos e poeira – modelo de plástico policarbonato é a melhor opção;
Calçado: algum tênis que se adapte ao pedal, preferência por solado macio e/ou travado para aderir melhor. Um exemplo são os tênis de uso no skate.
Roupa: primeiro planeje e saiba qual o ambiente onde vai pedalar. Sob muito sol é recomendado usar manga comprida, de algum tecido que respire bem e cores vivas. Você pode se vestir completo como ciclista, com camisa com bolso atrás, bermuda acolchoada, etc. Mas também pode adaptar uma camisa do tipo polo ou camiseta, uma bermuda ou short com bolso atrás, primordial e se sentir confortável.

Para a sua caminhada…

Conhecida como Trekking, também, a atividade, além de fazer bem à saúde é uma ótima oportunidade de você conhecer melhor os lugares, caminhando, conversando com a turma que vai desbravar as trilhas desconhecidas.

Para tal atividade, as dicas são:

Prefira uma bota ou tênis próprio para esse tipo de caminhada, que tenha aderência. Os tênis de corrida não são indicados pois seu solado não adere da melhor forma, principalmente em percursos mais longos. Além disso é importante que ela já esteja amaciada, que não seja uma bota ou tênis “virgem”;
A limpeza dos pés também se faz necessária. Passe uma camada de vaselina antes de colocar as meias para que diminua o atrito, e assim, eviatar as bolhas que podem se formar;
Sua roupa deve ser leve e confortável, como bermudas ou calça para trekking, ou ainda uma calça tactel. Calça jeans, jamais!
Meias extras. Sim, elas são importantes, ainda mais se você passa por um local que irá se molhar.
Mochila carregada, mas não pesada! Nunca se esqueça da água, roupas extras se a aventura for longa ou acabar se deparando por uma cachoeira, por exemplo.
Lembre-se, também, do protetor solar e algum tipo de repelente para garantir.

Agora, para o Stand-Up Paddle


A mistura entre remo e surf caiu nas graças de milhares de pessoas, que têm praticado a atividade em lagoas, rios e mares pelo Brasil. A calmaria e o relaxamento que proporcionam, além de exercitar os músculos do corpo são revigorantes! Se você ainda não conhece, fique esperto nas dicas e aproveite!

Antes de tudo, cheque as condições climáticas e a previsão do tempo, afinal a neblina, chuva e ventos fortes podem comprometer suas aventuras;
Boné ou chapéu para se proteger do sol, além do protetor solar;
A indicação de vestuário é por roupas leves, como uma bermuda de surf ou até mesmo a sunga. Você também pode optar por aquelas roupas que os surfistas usam, do tipo neoperene, que protegem bastante.

E aí, agora já está preparado para as aventuras em meio à natureza? Essas são apenas dicas básicas, sem levar em consideração os equipamentos e dicas de segurança de cada uma delas, já que geralmente são de responsabilidade da empresa que fornece o serviço aos turistas.

Vale ressaltar que, para qualquer tipo de atividade, até mesmo nas de aventura, você deve estar bem alimentado e hidratado, ok? Lembre-se: a melhor pessoa para cuidar de você é você mesmo !


Fonte: http://abeta.tur.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA